Inicial A Ecometh Localização Contato
Cabines Internas Cabines Externas Filtros de Mangas Captação Total Portas Rápidas Representantes Principais Clientes Fotos de Obras
Filtros de Mangas
 
Os filtros de mangas Ecometh

Por possuir alto know-how na fabricação de filtros de mangas, a Ecometh fonece equipamentos de alta performance de forma padronizada e ou projetos personalizados conforme a necessidade dos clientes. Os filtros são aplicados nos mais variados segmentos da indústria e agroindústria visando sempre tornar os ambientse mais salubres e com baixo impacto ambiental.

Funcionamento
Os Filtros de Mangas Pulse-jet Ecometh são empregados para filtragem de material particulado seco, com alta eficiência de retenção. O funcionamento consiste na introdução de ar poluído no corpo central do filtro, através de uma abertura na lateral com um defletor dimensionado no sentido de evitar o choque direto do particulado com as mangas.
  • O corpo é dimensionado a fim de reduzir a velocidade do fluxo e precipitar o particulado de maior granulometria por efeito de gravidade.
  • O ar é forçado a passar através das mangas de filtragem, local de retenção do particulado ainda em suspensão.
  • Na seqüência, o ar já isento de impurezas, passa para o plenum superior, saindo do filtro por meio de bocal localizado em uma das laterais.
  • A limpeza das mangas se dá por um sistema de pulso de ar comprimido, controlado por um seqüenciador eletrônico.

Estrutura

A estrutura é construída para sustentar todo o filtro. É necessário fazer a sua chumbação em base dimensionada para suportar as cargas, afim de fixar o equipamento e evitar vibrações ou deslocamentos. Pode haver casos em que o corpo do filtro seja diretamente chumbado na base, nesse caso a estrutura não existe. (A Ecometh fornece os esforço de carga para a execução da civil).

Detalhes dos Filtros Ecometh

- Funil 
Compartimento responsável pela descarga de todo o pó que entra no filtro. Suas laterais são projetadas com inclinação suficiente para que o escoamento do particulado aconteça por gravidade.
- Janela de inspeção
Localizada em uma das laterais do funil. Usada para verificar se há acúmulo de resíduo. Deve permanecer trancada quando o filtro está em funcionamento.
- Corpo
Construído em painéis soldados ou parafusados. No seu interior se encontram as mangas responsáveis pela filtragem do ar. O dimensionamento da sua seção é calculado a fim de que a velocidade interna do ar seja baixa, permitindo assim a decantação do particulado desprendido da manga pelo pulso de ar.

Manômetro em U
Aparelho responsável para medir a diferença de pressão entre a área de ar sujo (corpo) e a área de ar limpo (plenum).
- Mangas 
São os elementos responsáveis pela filtragem do ar, onde as partículas sólidas ficam retidas na sua parede externa e o ar passa pelo tecido.
- Gaiolas e venturis 
São armações metálicas que fazem a sustentação das mangas, formando um conjunto rígido e cilíndrico. A parte inferior é fechada e a superior é aberta, onde se encontra o venturi, que é um tubo metálico com geometria configurada para transformar a energia de velocidade do ar comprimido injetado em energia de pressão que se propaga em toda a extensão da manga de forma uniforme, promovendo a sua limpeza, desalojando o particulado impregnado.
- Plenum      
É a câmara de ar limpo. Dentro dela estão os tubos (flautas) que direcionam o jato de ar através do venturi para efetuar a limpeza das mangas. E também através dela que o ar limpo é conduzido para fora do filtro, por meio do bocal de saída localizada em uma de suas laterais.
Sequenciador Eletrônico
Este aparelho é responsável pela alimentação elétrica das válvulas solenóides. Contém um 'timer' onde pode-se programar o tempo que ele libera a energia para a válvula (pulso) e o intervalo de tempo entre cada pulso.
- Filtro regulador | Manômetro
Este conjunto é responsável pela preparação do ar comprimido da rede para a alimentação das válvulas solenóides.
O filtro serve para reter a sujeira e parte da água que eventualmente pode se encontrar na rede, aumentando assim a vida útil das válvulas e mangas. Já o manômetro serve para fazer a leitura da pressão do ar.
Reservatório de ar
Cilindro de aço com tampas soldadas nas duas pontas. Sua função é acumular o ar comprimido da rede, a fim de disponibilizar quantidade de ar suficiente para a válvula solenóide no momento do sopro. Na parte inferior contém dreno(s), para ser feito a purga do acúmulo de água que possa se gerar no seu interior.
- Guarda corpo e escadasNa parte superior do filtro
São montados guarda-corpos, rodapés e escada marinheiro para acesso. Material confeccionado e dimensionado respeitando as normas de segurança do trabalho (NR18). 
- Tampas superiores
As tampas superiores se fazem necessárias para acesso às mangas e gaiolas no caso de manutenção. ATENÇÃO: Nunca coloque o filtro em operação sem que essas tampas estejam trancadas e vedadas.

Entre em contato e passe para a Ecometh a sua necessidade de filtragem. Faremos seu projeto sempre considerando a relação eficácia x viabilidade econômica.
 
 
Ecometh - Captação de pó em unidades armazenadoras de grãos

Avenida Presidente Kennedy, 397 - Sala 101 - Panambi-RS - Brasil - CEP 98.280-000
Fone: +55 55 3376 0031
Celular: +55 9 9218 6569
E-mail: comercial@ecometh.com.br
 
Sobre
- A Ecometh
- Localização
- Contato
Mais
- Cabines Internas - Cabines Externas
- Filtros de Mangas - Captação Total
- Portas Rápidas - Representantes
- Principais Clientes - Fotos de Obras
 
Ecometh - Todos os direitos reservados.